2/27/2012

CASAMENTO CONTROLADO PELO ESPÍRITO


1-O que é ter um casamento controlado pelo Espírito Santo¿

                        Quem não quer ter um casamento feliz¿ Penso que essa procura pelo casamento feliz leva a muita gente a buscar ajuda seja em Encontro de Casais, Retiro de Casais, programas específicos de casais, palestras, ao aconselhamento ou mesmo a terapia de casais. Certa vez ouvi a seguinte frase “Casar e permanecer casado, é uma arte, Casar, permanecer casado e feliz e a arte das artes” seria isso verdade¿ Sinceramente acredito que podemos sim viver felizes no casamento, porém uma coisa é certa, é preciso aperfeiçoá-lo, e é por isso que existe muita gente procurando ajuda, seja em palestra, livros ou com profissionais, pois o problema não está apenas em quem procura ajuda para não se divorciar, mas também para aqueles que querem deixar de viver um casamento sem brilho, morno.Tudo isso é válido, mas vou mostrar um caminho que serve de base para que de maneira prática possamos crescer e melhorar nossos casamentos, afinal, creio que todos os que se casam querem viver felizes. Evidentemente não existe casamento perfeito, afinal a somatória de duas pessoas imperfeitas, que vem de duas famílias diferentes, com experiências de vida diferentes, só pode resultar em ajuste e crescimento. Pelo fato de acreditar que todos que se casam querem que seu casamento seja feliz, posso dizer que é necessário lutar e trabalhar para que o casamento possa caminhar de maneira saudável, pois perfeito nunca será, a palavra chave aqui é ajuste. Podemos dizer que felicidade no casamento é algo complexo, pois acredito que felicidade é um caminho a ser percorrido, e não um ponto final, pois a vida é dinâmica e nossos relacionamentos são dinâmicos. Pensando nisso quero lhes indicar uma das ferramentas mais importantes para o casamento saudável, e que está disponível a nós cristãos, que é o Fruto do Espírito.
                        O Fruto do Espírito, é descrito em Gálatas 5:22-23” Mas o fruto do Espírito é o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” O fruto do Espírito Santo marca claramente o controle do Espírito Santo sobre a vida da pessoa, ele nos revela a marca de uma pessoa transformada pelo poder de Deus, e quanto a estas características posso resumi-las em controle sobrenatural de Deus na minha vida, e o resultado disso me torno uma pessoa mais equilibrada e feliz, pois descanso em Deus, pois é ele que me controla.
2- Quais são os indícios de que o casamento está sendo guiado pelo Espírito Santo¿
Podemos perceber quando o casamento está sendo controlados pelo Espírito Santo, quando vemos a expressão do Fruto do Espírito que é a alegria, paz, a paciência amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, afinal isso contra as obras de carne que visam à satisfação da própria. De maneira prática poderíamos dizer que podemos verificar a presença e a atuação do Espírito Santo através da maneira com que se enfrentam as adversidades, lutas e conflitos do dia a dia, demonstrando na forma de conduzir as situações o controle e a atuação do Espírito Santo.
3- Por que é importante que o Espírito Santo guie a vida do casal
                        A presença do Espírito Santo é importante, pois ele abençoa e de maneira prática nos torna pessoas mais abençoadas, contribuindo assim para que tenhamos um casamento mais abençoado. Na teoria creio que todos nós já sabemos, mas talvez nossa questão básica seja como fazer isto. Penso que tudo começa na nossa vida devocional, nossa comunhão íntima com Deus, e isso é o princípio de tudo, corremos para cá e para lá, enchemos nossas agendas de várias atividades, mas não podemos deixar de lado a comunhão com Deus, e ela começa no campo pessoal. Talvez você já tenha lido, ouvido, mas é importante ressaltar, fortalecemos nossa comunhão com Deus através de três ações práticas, oração, leitura de Palavra e comunhão com os irmãos, as duas primeiras partem num primeiro momento da individualidade, de uma comunhão pessoal, faz parte da disciplina espiritual, preciso me disciplinar para poder desfrutar da comunhão com Deus, e isso gera um transbordar de Deus na minha vida e com isso passo a influenciar outros. Agora como casal, além da minha comunhão pessoal posso e devo ter junto com meu cônjuge momentos de oração e leitura da Palavra, pois isso gera mais intimidade com Deus, possibilitando uma harmonia muito maior, pois ambos estão buscando a Deus. Sendo assim podemos vivenciar mais a presença de Deus e com isso temos a possibilidade de errar menos e viver melhor.




4- Quais os frutos da entrega
                        Quando entregamos nossas vidas ao controle do Espírito Santo somos ricamente abençoados, um casamento que é controlado pelo Espírito Santo colhe frutos preciosos, pois inobstante as lutas não podemos deixar de usufruir de algumas bênçãos, pois quanto mais o Espírito Santo estiver agindo em nós, mais santificados seremos e mais felizes nos tornamos, quando nossa Alegria está em Deus, ele se torna minha fonte de alegria, isso acaba se espalhando por todas as áreas da nossa vida, inclusive no nosso casamento.
O que a Palavra de Deus diz
            O apóstolo Paulo nos escreve na carta aos Gálatas 5:16 “Por isso vos digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfaçam o desejo da carne. Essa dica é muito importante para todo o cristão, ás vezes sabemos disso, mas nos esquecemos de que isso vale para nossos casamentos, quanto mais do Espírito, menos pecado, que nos afasta de Deus, quanto mais santidade, experimentamos uma vida mais próxima de Deus, o próprio apóstolo Paulo nos diz em Efésios 5: 18 “Não se embriaguem com vinho, que leva a libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. Com isso entendemos que a Palavra de Deus nos exorta a vivermos no Espírito e que vale a pena viver no Espírito, se nosso casamento for controlado pelo Espírito podemos vivenciar um casamento mais saudável e equilibrado, porém temos que buscar, afinal a santificação é fruto de uma caminhada, não é algo instantâneo como gostaríamos que fosse.
Conclusão
            Acredito que quem se casa quer viver um casamento feliz, evidentemente é uma caminhada, mas posso entender que muita gente está buscando ajuda externa (aconselhamento, cursos, terapia e etc.) para tentar se livra de um divórcio, ou reacender a chama de uma relação desgastada e fria, mas existem os acomodados, aqueles que assumem que a vida é assim mesmo, casamento é difícil mesmo e passam anos da vida experimentando um casamento sem brilho. Penso que inobstante a situação, a base da felicidade de um casamento em Deus está na experiência do Fruto do Espírito, evidentemente acho que se deve buscar ajuda, ler livros, ir a retiros, fazer terapia, pois Deus usa estes instrumentos para nos mostrar, ou nos alerta sobre o que podemos fazer ou de que maneira agir, porém o mais importante é que não nos acomodemos, ou nos conformemos com determinadas situações no casamento, e sim sempre busquemos o melhor.


            É muito interessante, pois quando atendo casais cristãos, eles chegam, e já vem cheios de queixas e muitos dizem que ali é a última tentativa, lhes pergunto, vocês quando casaram, casaram pensando em se divorciar, e a resposta é sempre a mesma, não. É a partir daí que começo o trabalho, de um resgate, e este resgate passa pelo Fruto do Espírito, isso vale também para aqueles que não chegam ao ponto de procurar ajuda, mas vivem uma relação fria e sem brilho, o Espírito Santo age em nós e por isso a resgate, perdão, arrependimento e muita esperança, minha oração é que você vivencie o casamento controlado pelo Espírito, pois só assim, podemos casar, permanecer casados e felizes.



Nelson Domingues

Artigo escrito para a Revista Lar Cristão de Março de 2012
















Nenhum comentário:

Postar um comentário